quinta-feira, 15 de setembro de 2022

10ª dia de festividade a Nossa Senhora das Dores - 15 de Setembro de Setembro 2022 ( Veja pelo canal do youtube a Santa Missa na Catedral )

 Acompanhe  o último dia de devoção a Nossa Senhora das Dores - Santa Missa na Catedral Nossa Senhora das Dores

15/09/2022

Festa de Nossa Senhora das Dores - por : Comunicação do ECC e PASCOM



Hoje, dia 15 de Setembro, a Catedral  de Nossa Senhora das Dores, perfez a festividade da padroeira com uma gigante procissão  que saiu da Igreja do Amparo e foi cantando belas cantigas e orações nas Ruas até o Adro da Catedral. Chegando lá, a Imagem de Maria e os romeiros foram acolhidos pela Banda 16 de Agosto e dentro da Igreja a imagem de Nossa Senhora das Dores foi acolhida com pétalas  vermelhas ao som do Coral da Catedral. 

Com o tema “Maria, modelo de comunhão, participação e missão” a santa missa, foi celebrada pelo Revm° Pe. Tony Batista, Vigário geral do arcebispado teresinense e pelo clero  de Teresina, os seminaristas, leigos e leigas; por todos presentes, lembrando que a santa missa foi gravada pelo canal do youtube;  assim todos de casa pode participar também. .

E assim, a cerimônia Eucarística com as Vésperas Solene na Igreja do Amparo às 18:00h e às 18h30 saiu a imagem Nossa Senhora das Dores por uma família de catequistas: Marcos, Marcos Filho, Josélia conhecida como tia Jô  a qual vai contar como aconteceu essa devoção; e dona Marly todos de Nossa da paróquia Nossa Senhora das Dores. O cortejo saiu caminhando até a Catedral, na Praça Saraiva, Centro de Teresina.


Na Praça Saraiva a Imagem já era aguardada com grande alegria pelas pessoas e pela  Banda 16 de Agosto. Na ocasião houve fogos de artifícios. Enquanto isso, dentro da Igreja, o Coral da Catedral entoava a música da padroeira " por que vós sois a nossa santa padroeira, a vida inteira  aqui nesta Catedral".  A entonação pairava muita alegria e emoção. 

Ao entrar na porta principal, a imagem foi acolhida flores vinda de cima; desse modo o Ato litúrgico começou às 7 horas da noite. 


Entrevista do dia 15 de Setembro 2022 com a Professora e catequista Josélia  (Jô ), esposa do catequista Marcos e mãe do catequista Marcos Júnior da Paróquia Nossa Senhora das Dores

Catequistas: Josélia, Marcos e Marcos Júnior 


Deusene: Você pode dize o porquê que vocês pai, mãe e filho fazem a procissão do dia 15, de Nossa Senhora das Dores? Fiquei curiosa mas é para o site.


Josélia: Eu comecei em 97, por que fiquei grávida do Marcos Júnior e quase não o tenho, ele nasceu prematuro!


Deusene: E vocês carregam o andor com a Imagem de Nossa Senhora das Dores há quanto tempo? desde esse tempo?


Josélia: Marcos já era promessa de ir todo ano e aí agradecendo pela nossa vida por tudo, mas aí depois que o Marcos teve o problema da diabetes, em 2017, que teve amputação de três dedos e e um pedaço do pé, ele ficou mais grato ainda, disse que enquanto ele tivesse força e pudesse caminhar ele ia voltar a carregar santinha todo ano, por conta da amputação ele estava na cadeira de rodas em 2017 e 2018 ele não carregou a santinha mas em 2019 ele já tava usando a bota e aí ele começou a caminhar de novo em 2019 era para ele carregar a santa só um pedaço do percurso, nas Deus permitiu que ele carregasse a santa até lá na igreja e aí veio a pandemia teve um ano que não teve, ano passado a procissão foi só lá da entrada para dentro da igreja mas ainda assim, o Marcos foi com o Júnior e esse ano estavam lá.


Esse foi um ano tá sendo ainda difícil por conta dessa questão de covid, o Marcos teve covid graças a Deus foi agraciado e eu também tive covid Você viu o estado que eu fiquei então a gente tem que ser muito grato. Nossa Paróquia mãe a gente é dessa Paróquia por paroquialidade, mas a gente não mora na área da Paróquia, nós moramos em Timon, mas nós somos muito gratos a Nossa Senhora das Dores, nós fizemos um encontro de casais na paróquia em 1996 e até hoje a gente tá permanecendo.

 
Nós da catequese e esse ano a gente serviu na barraca de doces do festejo o Marcos Júnior serviu na acolhida e é isso nosso objetivo é ser agradecido e agradecer esse é o maior objetivo agradecer pela nossa vida pela vida dos nossos familiares dos nossos amigos, porque Nossa Senhora nos dá força e coragem para a gente não desistir da missão através das características e das virtudes de Nossa Senhora, sendo principalmente simples e humilde e ser a pessoa do SIM.


Deusene, a gente não sabe te dizer desde quando eles carregam a santinha, eu não lembro, eu sei que enquanto a gente for vivo, nós vamos continuar e esse ano eu não carreguei a santa mas já teve ano que eu carreguei também esse ano eu só fui acompanhando do lado deles e rezando. Marcos, quando estava no hospital , ele se pegou muito com Nossa Senhora, gostava sempre de dizer uma jaculatória que foi ensinada por uma prima minha.
A jaculatória era assim: Aos vossos pés Senhora minha, te peço Socorro Salve Rainha, aí rezava a Salve Rainha.
Então ele sempre estava fazendo essa oração e grato a Nossa Senhora e o hino da nossa padroeira é lindo se você for prestar bem atenção na letra quem já sofreu, quem é agradecido quando escuta o hino da padroeira chora, chora em agradecimento. Concluiu a Catequista Jô, Josélia. 

Jô, a Mãe ama cada filho,  o importante é a Rosa! ( obrigada por contar um pouco de vocês ).



Confiras algumas fotos






Foto de  Aryell  Kayke




  
Fotos de  Aryell  Kayke 14


Foto de Aryell  Kayke



Coral Nossa Senhora das Dores


       

   




  

  

  

Bancos reservados aos Seminaristas
Mídia
Procissão
Fotógrafa por amor

Quermesse
   
Barraca dos Doces

Pescaria



















Falar de longe é bonito, é..., bonito mesmo é  viver o longe de perto!
Obrigada pela paciência!


















Nenhum comentário:

Postar um comentário