sexta-feira, 3 de abril de 2015

Celebração da Paixão do Senhor

Celebração da Paixão do Senhor reúne milhares de fieis nas ruas de Teresina
Beijo da cruz

Nesta tarde de sexta-feira santa, milhares de pessoas compareceram na Catedral, nas igrejas da forania centro e nas ruas para participarem das cerimonias religiosas católicas da semana santa. Com eles estiveram presentes o Sr.  Bispo Dom Jacinto que presidiu a celebração, os concelebrantes Padre Osório, padre Miranda, diáconos, os seminaristas e o povo fiel a Deus.

A celebração aconteceu às 15:00h na Igreja Nossa Senhora das Dores, logo depois houve a procissão da cruz onde todos puderam beija -la. assim todos beijaram fizeram uma procissão nas ruas com a imagem de Cristo morto e sua mãe das Dores onde milhares de pessoas seguiram cortejo ate a Igreja São Benedito onde houve outra  celebração; após as benças a procissão seguiu rumo a Igreja de Nossa Senhora do Amparo. 

Amanhã Sábado dia 4 terá laudes às 07:00h e a vigília solene será 21:00h - Catedral
Domingo dia 5 - missa de páscoa do Senhor às 07:00h - 
Centro´Paroquial  missa de páscoa do Senhor
Às 16:00h Procissão do Senhor Ressuscitado ( concentração no Parque Nova Potycabana  e missa  da  Páscoa do Senhor na Ponte Estaiada

Qualquer dúvida ligue
3222 2584
 Veja as fotos da celebração, do beijo e da procissão
Três partes importantes nesta celebração
1- Liturgia da palavra

2- Adoração da cruz
3- Distribuição da Sagrada Comunhão.
Imagem do Senhor morto
Procissão
A procissão do Senhor morto que é um ato devocional embora não seja prescrito liturgicamente mais é um ato devocional, aconteceu logo depois da celebração Paixão do Senhor com saída da Igreja Catedral às 15:00h, o arcebispo estava na Catedral Nossa Senhor das Dores onde presidiu a chamada ação litúrgica da sexta -feira da paixão.

Essa ação litúrgica contem três partes: a liturgia da palavra, adoração da cruz, e a distribuição da sagrada comunhão. Terminada então essas três ações os fieis levaram a imagem do Senhor morto acompanhado de sua mãe Maria Santíssima até o adro da igreja São Benedito, ali o Arcebispo fez uma locução aos fieis presentes; depois as imagens foram acolhida na Igreja do Amparo onde eles padres fizeram às 18:00h o mesmo que foi feito na Catedral para dar oportunidade a outros fieis sobre tudo aqueles que vieram de locais mais distante  ou  vieram só para  participar da procissão. O que  na verdade não participaram da ação litúrgica da Paixão do Senhor que é prescrita para sexta-feira santa.

 A Igreja do Amparo oferece oportunidade não só para o os fieis que frequentam a Igreja mais também para aqueles que vem de outros lugares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário